Lara Martinho realça importância da cooperação entre República, Governo dos Açores e Instituições sociais

“A prevenção nos primeiros anos de vida é fundamental, é uma prioridade, uma vez que crianças e adolescentes saudáveis tendem a tornar-se adultos saudáveis e a articulação entre os Governos da República, dos Açores e as Instituições locais tem sido crucial para o desenvolvimento de programas nessa área”, defendeu Lara Martinho, no âmbito da visita efetuada à Casa do Povo de Santa Bárbara, na ilha Terceira.

Segundo a candidata do PS/Açores às Eleições Legislativas do próximo dia 06 de outubro, “a Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira promove ações de prevenção universal, seletiva e indicada no âmbito da promoção da Saúde e minimização de comportamentos de risco através dos Planos GIROS, HAJA SAÚDE e ÂNCORA.

Lara Martinho realça o facto de serem programas desenvolvidos por instituições de solidariedade social através de parcerias públicas e a abrangência que têm: “os beneficiários são estudantes, cidadãos a cumprir pena, entre outros. No caso dos jovens, as iniciativas permitem que escolham práticas saudáveis, diminuindo a incidência das dependências”.

“De igual modo, e dentro do Plano GIROS, deve-se enaltecer a atuação no contexto prisional, onde a Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira, Secretaria Regional da Saúde e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, mantém um protocolo de cooperação, viabilizando a realização de sessões de educação para a saúde e sessões psico-educativas junto dos cidadãos recluídos do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo”, acrescentou Lara Martinho.

Para a candidata socialista, “estes são bons exemplos da cooperação profícua entre o Governo da República, Governo Regional dos Açores e Entidades locais nas mais diversas áreas, algo que temos de continuar a aprofundar na próxima legislatura”.