Cooperação entre Região e República deu novo impulso no setor espacial e na criação de emprego em Santa Maria

“A aposta no setor espacial, e os empregos que está a criar, é um excelente exemplo do diálogo entre o Governo dos Açores e o Governo da República”, afirmou hoje a candidata do PS/Açores às Eleições Legislativas nacionais do próximo dia 6 de outubro.

Isabel Almeida Rodrigues, que falava à margem da reunião com o vice-presidente da Agência Espacial Portuguesa, sublinhou ainda, na ocasião, “a revolução positiva que se está a assistir na ilha de Santa Maria, e na Região, na área do espaço, com a concretização de infraestruturas que até há uns poucos anos eram impensáveis”.

“A RAEGE é o exemplo concreto dos resultados das boas relações, do diálogo e da cooperação que existem entre o Governo dos Açores e o Governo da República”, afirmou a candidata, acrescentando ainda que esta infraestrutura, que compreende outras três estações ligadas a centros de investigação em todo o mundo, realiza um trabalho de extrema importância na “recolha de informação para um conjunto variado de atividades e sobretudo para o desenvolvimento do conhecimento, sendo depois colocado ao serviço das empresas”.

Para a candidata socialista, há que continuar esta postura dialogante, mas exigente, “para que seja possível criar mais investimentos e gerar mais emprego altamente qualificado nesta Ilha e na nossa Região”.

Com perspetivas positivas para Santa Maria, no que ao projeto espacial diz respeito, Isabel Almeida Rodrigues destacou a implementação da Portugal Space e de um SpacePort na ilha, estando ainda previsto a implementação de um ESA BIC (Business Incubation Centre), “que usufruirá de parte das infraestruturas da incubadora de empresas da Ilhas de Valor, que permitirá a aceleração do processo de criação de empresas relacionadas com o setor espacial”.

“É muito importante que possamos continuar a contar na República com um Governo que apostou no posicionamento geoestratégico dos Açores e que entendeu o valor que este posicionamento representava para áreas de futuro como a área espacial”, sublinhou Isabel Almeida Rodrigues, referindo ainda que, “o futuro só é possível com diálogo e concertação entre os dois Governos. Não podemos interromper este caminho e temos de dar força ao Partido Socialista no próximo dia 6 de outubro”, afirmou a cabeça de lista do PS/Açores às Eleições Legislativas nacionais do próximo dia 6 de outubro.