Conquistas da Governação Socialista permitiram melhorar a vida dos nossos idosos

A candidata do PS/Açores às Eleições Legislativas nacionais do próximo dia 06 de outubro, destacou, esta sexta-feira, a solidariedade intergeracional como sendo uma das matrizes do PS/Açores e um dos pilares fundamentais da nossa sociedade. Isabel Almeida Rodrigues falava à margem de uma visita ao Centro de Convívio de Água de Pau, na Lagoa.

Na ocasião, a socialista sublinhou as políticas sociais de proteção adequadas à velhice se encontram melhores do que há quatro anos, tanto no País como na Região. “O anterior governo do PSD penalizou muito os cidadãos mais velhos, quer por via fiscal, quer pela redução de uma rede de solidariedade efetiva, a qual é, muitas vezes, a única garantia e a última resposta que estes cidadãos têm”, referiu a candidata.

Por outro lado, foi durante o Governo do Partido Socialista que se conquistou um conjunto muito vasto de medidas que permitiram ajudar a vida a milhares de cidadãos seniores, quer em Portugal quer nos Açores, nomeadamente: “o aumento das pensões de reforma, o fim da contribuição extraordinária de solidariedade, o aumento do complemento solidário para Idosos, do rendimento Social de Inserção e do abono de família”.

Para Isabel Almeida Rodrigues, além do muito que já foi feito nos últimos quatro há ainda um conjunto muito vasto de medidas a concretizar na próxima legislatura, nas mais diversas áreas e que se inserem no Programa Eleitoral do Partido Socialista, entre as quais se destaca “o desenvolvimento de um programa de envelhecimento ativo e saudável; a aposta na criação de uma mecanismo de reforma a tempo parcial, como forma de promoção do envelhecimento ativo; a aprovação de uma estratégia nacional de combate à solidão, prevendo um conjunto diversificado de medidas ajustadas aos diferentes contextos demográficos e meios socioeconómicos para atenuar este flagelo social que afeta sobretudo os mais idosos e que merece, por isso, uma atenção especial”.

“Os cidadãos mais idosos são um fator de experiência, de conhecimento e, nesta sociedade tecnológica e acelerada, o compromisso do PS/Açores é, como sempre tem sido, o de colocar as pessoas no centro das atenções. É exatamente isso que vamos fazer nos próximos quatro anos”, assumiu a candidata do PS/Açores às Eleições Legislativas de 06 de outubro.